quinta-feira, 22 de junho de 2017

Monte Verde aquece o inverno com festival de música, arte e belas paisagens

No longínquo 1913, o mundo estava a beira da 1ª Guerra Mundial, deflagrada um ano depois.  Mas o  fluxo de imigrantes que deixavam a Europa em busca de melhores condições de vida em  países da América do Sul, incluindo o Brasil, era crescente. Exatamente naquele ano, uma leva de famílias de imigrantes procedentes da Letônia chegou ao País. Entre elas, a de Verner Grinberg, que ainda era menino . Eles se estabeleceram em Paraguaçú Paulista, numa colônia de letões.

Em 1938, Verner casou-se com Emília Leismeir e foram passar a lua de mel em Campos do Jordão. Foi quando ouviu referências sobre a localidade dos Campos do Jaguar,  e ali se instalou por causa do clima e paisagem parecidos com os de sua terra natal. Mas não foi nada fácil o acesso á região, no pé da Serra da Mantiqueira. Precisou até montar em lombo de burro, abrindo picadas no meio da mata.

Com muita luta e persistência, o imigrante adquiriu glebas de terras e deu início à formação de uma fazenda.  Aos poucos, muitos de seus amigos e conhecidos foram chegando, atraídos pela beleza da região. Para os amigos e parentes, geralmente europeus e seguidores de sua religião, a batista, doava lotes para que construíssem casas e viessem morar na sua propriedade.  Assim surgiu a Vila  de Monte Verde, cujo  fundador  faleceu em agosto de 2006, aos 97 anos.

foto: Divulgação
A Vila, que hoje tem 5 mil habitantes fixos, pertence ao município de Camanducaia, no extremo sul de Minas Gerais e se desenvolveu pelo trabalho de seus pioneiros e descendentes.  Nos últimos 10 anos, o bom acesso rodoviário desde São Paulo, Rio, Belo Horizonte e outros centros geradores de turistas, e a ampliação e melhoria da qualidade da rede hoteleira e de sua diversificada gastronomia, fizeram da pequena e aconchegante Monte Verde um dos destinos  mais procurados no Estado e no País.

foto: Divulgação
Com uma altitude de 1.600 metros, que lembra muito Campos do Jordão, a beleza de suas paisagens, o forte apelo do seu clima  europeu, a arquitetura alpina  e a hospitalidade mineira, Monte Verde tem potencial mais do que suficiente para atrair, no ano inteiro e, principalmente  em julho, milhares de  turistas de várias partes do Brasil e do Exterior . Para curtir o Festival são esperados cerca de 90 mil visitantes.

Este ano, o evento, em sua quinta edição, terá sua programação de shows, concertos, apresentações de rua  e oficinas culturais no período de 01 a 29 de julho. O Festival traz um novo formato, com espaços descentralizados, levando atividades para diversos ambientes que incluem a Pedra Redonda e a Avenida Monte Verde, além das várias galerias. Uma atração especial será o cantor e compositor Nando Reis, que se apresentará na segunda semana, no dia 8. A abertura terá a presença dos artistas da Letônia, Matiss Uskans e Ilze Farte, e o encerramento ficará por conta da Orquestra Melhoramentos Caieiras.
  
A promoção do Festival é da Prefeitura de Camanducaia,  com o apoio da Cia Melhoramentos, do Conselho Municipal de Turismo de Camanducaia, Associação Comercial de Monte Verde), Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, Comissão Comunitária de Eventos e Monte Verde FM. As atrações são gratuitas, com exceção do show do Nando Reis que é uma iniciativa privada dentro do Festival.

De acordo com  a  Associação de Hotéis e Pousadas , há 170 hotéis e pousadas, além de  chalés, com capacidade para atender até 5 mil visitantes. Mas, a exemplo do que acontece nos feriados prolongados e no período de férias,  para quem quer assistir ao Festival de Inverno é recomendável fazer a reserva com  boa antecedência.  A rede  tem estabelecimentos confortáveis e serviços de qualidade, como o Meissner Hof,  Pousada Mirante da Colyna,  Pousada dos Pássaros, Pousada das Nuvens , Pousada Ricanto Amore Mio, Pousada Varanda das Colinas, Fazenda Hotel Itapuá, e Alas de La Sierra Pousada, entre outros, cujas diárias nesta época variam de R$180 a R$ 880.  Todos podem ser acessados pelos seus sites.
Programação
foto: Divulgação
foto: Divulgação
foto: Divulgação
  
A programação do Festival de Inverno, divulgada pela Secretaria de Turismo de Camanducaia, inclui 28 eventos, com as atrações distribuídas por cinco sábados. Veja a relação abaixo.

01/07
20h - Abertura com a dupla Matisse Uskans e Lize Farte da Letônia
Local: Tenda Cultural
21h- Sapecada do Pinhão
Local: Avenida Monte Verde

08/07
13h - Intervenção cênica “Do chão não passa”
Local: Tenda Cultural
14h - Apresentação grupo de Dança ABMV
Local: Galeria Suíça
15h – Apresentação Congada de São Benedito
Local: Avenida Monte Verde
16h – ‘Rir é o Melhor Remédio
Local: Tenda Cultural
20h - Apresentação Grupo Mountain Song
Local: Tenda Cultural
22h – Nando Reis
Local: Lago Central

15/07
11 h – Apresentação Chico Ceará
Local: Pedra Redonda  
13h –‘Carimbos e Xilogravuras’ com Andrea Avelar
Local: Tenda Cultural
14h - Apresentação grupo de Dança Monte Verde ABMV
14h30 - Apresentação Alegro Music
Local: Galeria Suíça
15h – Apresentação Banda Marcial Irmão Paulo de Campanha
Local: Avenida Monte Verde
16h - Apresentação Chico Ceará
Local: Galeria da cidade
16h – ‘Isolda e o mistério do baú de histórias’
Local: Tenda Cultural
20h - Apresentação do Thiago Delegado
Local: Tenda Cultural

22/07
11 h – Apresentação Márcio Mineiro
Local: Pedra Redonda
13h – Intervenção ‘Mandiocas da Roça’ com Heyttor Barsalini
Local: Tenda Cultural
15h – Gaita de Foles Brasil Caledonia
Local: Avenida Monte Verde
16h - Apresentação Márcio Mineiro
Local: Galeria das Flores
16h - Apresentação  – ‘Nhô Minino’
Local: Tenda Cultural
20h - Apresentação Francis Rosa
Local: Tenda Cultural

29/07
11 h – Apresentação Duo Elton e Paula Oliveira
Local: Pedra Redonda 
13h – Apresentação do Espetáculo ‘Mad Science’
Local: Tenda Cultural
14h - Apresentação Duo Elton e Paula Oliveira
Local: Galeria Suíça
15h - Apresentação Orquestra Melhoramentos Caieiras
Local: Galeria Suíça
16h – Apresentação do Espetáculo ‘Mad Science’
Local: Tenda Cultural
20h – Apresentação do grupo Harmony Vox
Local: Tenda Cultural

O acesso a Monte Verde, desde São Paulo,  distante 164 quilômetros, é pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), passando por Atibaia, Bragança Paulista, Extrema, na divisa com Minas, Itapeva, até chegar ao município de Camanducaia. Desta cidade é só seguir as placas indicativas e pegar a estrada de 30 quilômetros até o Portal Turístico de entrada da Vila. Apesar de asfaltada, a estrada tem pista única e um sem número de curvas. Mas a beleza da paisagem compensa plenamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário