quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Arte, natureza e a maior flor do mundo fazem do Inhotim uma das maravilhas de Minas

 Flor -cadáver - foto  divulgação
Não se impressione com o nome científico e muito menos de como a maior flor do mundo é conhecida popularmente. Mas, é assim mesmo: Amorphophallus titanum. Esta espécie rara floresceu uma única vez, em 15 dezembro de 2010, no Instituto Inhotim. É o único lugar, na América Latina, em que foi possível ser admirada, na Estufa Equatorial do seu Viveiro Educador. O exemplar, nativo da Ásia, é apenas uma entre as sem número de espécies da flora que dá um destaque especial ao magnífico paisagismo dos jardins, um projeto de Pedro Nehring. E que se completa por cinco lagos ornamentais, com 3,5 ha de espelho d’água, árvores da Mata Atlântica e nativas, plantas exóticas trazidas de todos os continentes e 700 obras de arte de relevância internacional, de respeitados nomes do Brasil e do Exterior.

O parque ocupa  um espaço de visitação de 140 hectares, dentro de uma área total de 786 ha É considerado o maior Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico da América Latina e já foi visitado por  2,5 milhões de turistas brasileiros e de outros países desde a sua abertura ao público em 2006, com média mensal de 30 mil até 2016. No ano passado, o número de estrangeiros foi de 321.724, ou 13% do total de visitantes.

Localizado na pequena Brumadinho, de 37 mil habitantes e a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Nhotim, idealizado pelo empresário mineiro Bernardo Paz, 68 anos, desde a sua inauguração assumiu um forte compromisso com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserido. Participa ativamente da formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida na região, em parceria com o poder público ou com o setor privado, e em atuações independentes.

A estrutura e a organização garantem um lugar singular. Além de romper com a arquitetura e o modo de exposição e visitação associados aos museus convencionais, o Instituto oferece a todos a oportunidade da fruição, aproximando as obras de arte ao meio ambiente. O Instituto é uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) desde 2008. As ações do Inhotim são amparadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura. O atual presidente do Conselho de Administração é Bernardo Paz de Mello.

Acervo sempre em renovação

Plantas de todos continentes- foto: divulgação
A rica coleção do Instituto reúne pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de mais de 250 respeitados artistas brasileiros e estrangeiros, de 30 países. Do acervo, com cerca de 1.300 obras, 700 ficam em exposição atualmente. Desde os anos 1960 até hoje, estão instaladas ao ar livre no Jardim Botânico ou exibidos em 23 galerias.

Entre as galerias, quatro são dedicadas a exposições temporárias: Lago, Fonte, Praça e Mata. Com cerca de 1.000 m² cada, tem grandes vãos que permitem aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de vídeo, instalação, pintura ou escultura. Anualmente, são inauguradas novas mostras nesses espaços para apresentar aquisições do Instituto e criar reinterpretações da coleção. Além disso, projetos individuais de artistas são abertos frequentemente, o que torna o Inhotim um lugar em constante renovação.

As 19 galerias permanentes expoem trabalhos de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d’Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Doug Aitken, Marilá Dardot, Lygia Pape, Carlos Garaicoa, Carroll Dunham, Cristina Iglesias, William Kentridge e Claudia Andujar.

Mas há novidades. Desde maio mais duas obras estão expostas no Inhotim. São esculturas
Embrionário de Elisa Bracher- foto: divulgação
de grande escala de Elisa Bracher:  Embrionário (2003), 13 toneladas de troncos de madeira se apoiam e se empurram; e  Equilíbrio Amarrado (2004), blocos de mármore criam uma relação de tensão entre instabilidade e sustentação em uma instalação de seis metros de altura.

Além disso, Pedro Nehring criou nos últimos cinco meses um novo paisagismo obedecendo à estética misteriosa dos jardins do Parque, que faz com que os encontros com as obras externas e esculturas sejam sempre um convite à descoberta. Ao redor das esculturas, árvores e palmeiras do acervo botânico do Inhotim direcionam os caminhos do visitante de forma harmoniosa. De acordo com o paisagista, as espécies implantadas no local são, em sua maioria, nativas, e foram pensadas de forma a manter o lugar sempre florido, independentemente da época do ano.

A inauguração destas novas obras externas complementa a programação estratégica da
Celacanto de Adriana Varejão-foto: Eduardo Eckenfels
Diretoria Artística do Inhotim para os próximos anos. Ao longo deste período, serão instaladas permanentemente no Inhotim uma escultura do artista americano Robert Irwin e duas obras da japonesa Yayoi Kusama. Novas exposições temporárias também estão programadas paras as Galerias Fonte, Lago, Mata e Praça, reforçando a proposta de disponibilizar aos visitantes do Instituto obras de arte do acervo ainda desconhecidas de grande parte do público, além de apresentar artistas de diferentes regiões do mundo, de diversas gerações e escolas, ampliando as possibilidades de leitura das obras de arte do Inhotim.

É  importante ressaltar que as obras expostas ao ar livre não sofrem nenhum tipo de dano, apesar de sujeitas a impurezas (pó, substâncias orgânicas de pássaros e outros animais) e às ações de sol e chuva. Uma equipe técnica capacitada vistoria diariamente as obras e realiza as manutenções necessárias

Jardim Botânico

Helio Oiticica - Magic Square - foto: Rossana Magri
O Instituto Inhotim não só se preocupa com o meio ambiente, como está inserido em uma relevante porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado. Dos 140 hectares da área composta de florestas, 42 são de jardins. Acrescente-se a essa porção uma área de 254 ha protegida na forma de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) que, desde maio de 2010, colabora de forma vitalícia para a conservação da biodiversidade conectando o Inhotim ao sul da Cadeia do Espinhaço, um dos mais importantes centros de diversidade e plantas do mundo.

Beam Drop - foto Eduardo Eckwnfels
Foi em meados da década de 1980, que começaram as obras paisagísticas dos jardins que mais tarde viriam formar o parque. Ao longo do tempo Bernardo Paz adquiriu diversas espécies de palmeiras e árvores nativas brasileiras e exóticas de várias regiões do mundo, que se adaptaram muito bem ao local. Os jardins valorizaram a exuberância da flora integrando-a de forma espontânea e harmônica com as paisagens e lagos por meio de caminhos, escadas e pátios construídos a partir de formações rochosas de quartzito natural – inovações que se popularizaram no paisagismo brasileiro.

Em 2010, a expressiva coleção do Instituto levou ao reconhecimento deste como Jardim Botânico. São aproximadamente cinco mil espécies, e duas famílias se destacam: a de palmeiras, com cerca de mil espécies e variedades, e a dos imbés, antúrios e copo-de-leite, com mais de 400 espécies e formas – consideradas uma das maiores do mundo. Este amplo acervo botânico, combinado com a extensa estrutura do Viveiro Educador, permite a realização de pesquisas e atividades educativas que colaboram para a conservação da flora.

Jd Veredas - foto: Rossana Magri
Nos últimos anos, as equipes de curadoria botânica e de paisagismo do Inhotim trabalham com a composição de jardins temáticos para exposição de parte da relevante coleção botânica do parque. Esses espaços se consolidam como importante ferramenta de educação, propondo reflexões sobre diversos temas, como a preservação da biodiversidade, a utilização de recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente. Atualmente, são sete: Vandário, Jardim de Todos os Sentidos, Jardim Desértico, Jardim Veredas, Jardim de Transição, Jardim Pictórico e Largo das Orquídeas.

Ações Educativas e sociais

Memorizando a biodiversidade- foto: divulgação
Desde sua abertura ao público, o Inhotim desenvolve projetos voltados exclusivamente para estudantes de Brumadinho e região, valorizando a conexão  entre município e Instituto. Cerca de 2.500 alunos das redes particular e pública de ensino de Brumadinho e da Grande Belo Horizonte visitam o Inhotim todo mês. Os programas educativos focam a arte, meio ambiente e música. São propostas que afirmam e fortalecem um espaço de experimentação no âmbito das ações educativas em instituições culturais e no campo da educação não-formal.

Além de parcerias com escolas, prefeituras e secretarias municipais e estaduais de educação, também são feitas, gratuitamente, visitas mediadas educativas para o público em geral. Ideais para aproximar o visitante daquilo que o parque oferece em arte contemporânea, botânica e meio ambiente, acontecem em horários e locais preestabelecidos:

Centro Educativo Burle Marx-foto Marcelo Coelho 
A visita panorâmica proporciona uma visão geral sobre a dinâmica do Inhotim e os participantes e mediadores conversam sobre questões relacionadas às obras e ao projeto paisagístico do Instituto. Tem duração de 1h, acontece todos os dias de visitação, às 11 e às 14 horas.

 A visita temática possibilita um encontro entre o educador e o visitante para discussão sobre obras e plantas do acervo, com um recorte temático bimestral como ponto de partida. A duração é de 1h30, acontece às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados, às 10h30.

De Sir Timothy para Inhotim

O Centro Inhotim de Memória e Patrimônio, um dos projetos que o Inhotim desenvolve
Cildo Meireles - foto Daniela Paoliello
com a comunidade de seu entorno, criado em 2008 para resgatar as histórias e tradições da região, tem algumas teorias sobre a origem do nome do Instituto.

Uma delas se refere ao nome do minerador inglês, Sir Timothy, que viveu na área ocupada hoje pelo Instituto. O pronome Sir, traduzido para o português como Senhor, era muitas vezes falado como Nho. Desta forma, Sir Timothy passou a ser Nho Tim.
.
Outra história, aparece em uma notificação de 26 de maio de 1865 e registra a existência de um lugar chamado Nhotim, onde morava João Rodrigues Ribeiro, filho de Joaquim Rodrigues Ribeiro. Em um dos recibos anexos a esse documento há uma assinatura na qual a localização é grafada como Nhoquim.
O nome Joaquim também é citado por Dona Elza, moradora de Brumadinho. e envolve o mesmo minerador inglês, De acordo com seu depoimento, ela se lembra de ter ouvido falar de um proprietário que se chamava Joaquim e o apelido era Tim. Então o Sr. Tim virou Nhô Tim. Antigamente não se falava senhor, era nhô. Por isso ficou com esse nome de Inhotim”, conta.

Mas há ainda o relato da viagem do engenheiro inglês James Wells pelo Brasil, entre os anos de 1868 e 1886.  Ele relembra uma conversa com um trabalhador negro, em uma estrada perto de Brumadinho. No linguajar local, a palavra Inhotim seria uma corruptela da expressão usada pelos escravos para dizer sim senhor: Nhor sim. O fato de haver seis comunidades quilombolas no município de Brumadinho, quatro delas reconhecidas pela Fundação Palmares, reforça a hipótese.

Flor é linda e grande, mas cheira mal

Claro que a flor-cadáver justifica um registro à parte quando se fala no Inhotim. Afinal, foi
Flor-cadaver - foto: divulgação
no dia 15 de dezembro de 2010, uma sexta-feira, que o site do Instituto descreveu o processo de florescimento, em uma estufa especial,  da planta que é a maior do mundo, com 3 metros de altura por 7 de diâmetro e pesando 75 kg. 


Para se ter uma ideia da importância do fato, o site informava que, em julho do mesmo  ano, milhares de pessoas fizeram fila no Japão para ver a flor gigante,  que desabrochava pela primeira vez em 20 anos. E destacava que “a partir de agora, os visitantes do instituto mineiro também podem conhecer a espécie exótica, natural da ilha de Sumatra, na Indonésia, além das obras de arte expostas a céu aberto em Inhotim”.

Detalhe: na época, para ver o espetáculo inusitado, foi preciso pagar o serviço de transporte interno (carrinho) por R$ 10 e criou-se um percurso especial para levar o público até o viveiro, pois era proibido fazer o trajeto a pé.

Conforme o  divulgado na ocasião,  “as sementes foram enviadas pelo jardim botânico Marie Selby, na Flórida, ao curador botânico de Inhotim, Eduardo Gonçalves, há cerca de 10 anos, e floresceram dentro de uma estufa inaugurada para a manutenção do material de pesquisa. A túbera, nome dado à imensa ′batata` que permanece sob a terra, pesava 13 kg quando a planta entrou em dormência, há cerca de três meses. De acordo com o Instituto, apenas após completar entre 18 e 20 kg, o material está propenso a florir.”

A mesma fonte explicou que esta  espécie de planta nunca dá flores e folhas ao mesmo tempo. “Produz um conjunto de flores, em uma estrutura compacta que pode ter mais de 3 metros de altura. No momento em que se abre, a flor exala um odor parecido com  `uma mistura de açúcar-queimado com peixe-podre`, capaz de atrair moscas e besouros”.  Por causa desta pecularidade é que à planta é conhecida popularmente pelo nome de `flor-cadáver`. O científico é mais simpático, mas também estranho: Amorphophallus titanum.

A planta floresce uma vez por década e chega a viver por 40 anos. É no seu desabrochar, que se estende por três dias, que a flor alcança o seu tamanho máximo,  A espécie nasce nas florestas tropicais da Ilha de Sumatra e foi descrita originalmente em 1878, pelo botânico Odoardo Beccari, do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou naquela região da Indonésia. Após um período de 10 anos, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, surpreendendo  o Ocidente com sua “inflorescência peculiar”. 

Atenção:  Além do primeiro florescimento, comprovado, em 2010, teria havido outro no dia 27 de dezembro de 2012. Mas, não houve confirmação do Instituto sobre este fato. A assessoria de imprensa do Inhotim informou, apenas, que  não há previsão de quando os turistas verão de novo a flor-cadáver dar o ar de sua graça. Não fique frustrado. Por tudo que exibe, vale a pena uma visita a este fantástico parque, museu e jardim botânico, aproveitando o próximo feriado prolongado de 12 outubro.

Gastronomia

No parque há várias opções de alimentação, desde lanches rápidos a pratos elaborados. O restaurante Tamboril tem um ambiente  integrado aos jardins e ao acervo de arte do Instituto. O cardápio é formado por bufê de saladas e pratos quentes a preço fixo, extensa carta de vinhos e uma mesa de sobremesas diversas. Se preferir,  o Bar do Ganso é uma extensão do Tamboril. Uma verdadeira galeria de arte com peças assinadas por renomados designers brasileiros, iluminação especial e ambientação que remete aos anos 1950 e 1970.

Largo das orquídeas - foto Laura Las Casas
Mais amplo, o restaurante Oiticica fica próximo à obra Penetrável Magic Square # 5, De Luxe e oferece refeições self-service a quilo. O menu inclui saladas e opções de caçarolas quentes.

O Café das Flores, na recepção, é ideal para iniciar ou encerrar a visita com um pão de queijo feito pela chef Dailde e servido sozinho ou com pernil. Há ainda opções de lanche e almoço, além das cervejas Wals produzidas em homenagem ao Inhotim.
No Centro de Educação e Cultura Burle Marx, o Café do Teatro tem  bebidas quentes e geladas, sanduíches, salgados e doces. Abre às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados.

O visitante ainda conferir encontra outros espaços gastronômicos no parque, que servem desde pizza a sanduíches naturais, salgados, pão de queijo, suco, refrigerante, etc. O funcionamento varia de acordo com o período do ano.

Serviço

O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

O Inhotim fica no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (cerca de 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP.
Pode-se chegar também pela BR-040 (cerca de 1h30). Acesso pela BR-040 - sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.
Opções de transporte regular

Vans – a Belvitur, operadora oficial de turismo e eventos do Inhotim, oferece transporte de vans aos sábados, domingos e feriados, partindo do Hotel Holiday Inn Savassi (Rua Professor Moraes, 600). O horário de saída é às 8h15 e retorno, às 17h30. O transporte até o Parque custa 66 reais (ida e volta) ou 35 reais por trecho. O pagamento é feito com o motorista em dinheiro ou no cartão. O serviço pode ser reservado de terça a sexta-feira, com lotação mínima de quatro pessoas. Contatos: 31 3290-9180; flavia.melo@belvitur.com.br

Ônibus Saritur – saída da Rodoviária de Belo Horizonte de terça a domingo, às 8h15 e retorno às 16h30 durante a semana e 17h30 nos fins de semana e feriados.

Lojas: As lojas na entrada do Instituto oferecem itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional, além da recém-lançada linha institucional do Parque.

Ingressos

R$ 40 (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam.
Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.
Informações www.inhotim.org.br
31 3194 7300 | 31 3571 9700

.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário