quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Brinde com bons vinhos, alcachofra e muita arte

na 25ª Expo São Roque

Apresentando mais uma edição da Expo

Aproveite este fim de semana, espichado pelo feriado e faça um passeio até a cidade de São Roque. De clima serrano e temperaturas mais amenas nesta época, fica perto da Capital (menos de 60 quilômetros) possibilitando  ir e voltar no mesmo dia. É há um motivo especial para a visita: conhecer e degustar o principal produto apresentado por 13 vinícolas do município, o vinho. E se divertir na última semana da 25ª Expo São Roque – Vinhos e Alcachofra, uma festa que começou no dia 6 de outubro e termina no próximo dia 5.

O evento sucedeu, a partir de 1992, à tradicional Festa do Vinho, e faz parte do calendário
Preparando a degustação
turístico do Estado. É promovido pelo Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque com o apoio da Prefeitura local e reúne enogastronomia,  compras, shows e manifestações artísticas. O público esperado para todo o período da Expo é de cerca de 80 mil pessoas, incluindo turistas de várias regiões do Estado e do País.

Há sempre novos lançamentos
Quem for à feira, no atraente Recanto da Cascata, e que nesta última semana abrirá a partir de quinta-feira (2), poderá participar também da Pisa da Uva. A atração acontece diariamente, às 16h30, e remete à tradição de pisar nas uvas, que é um dos primeiros processos para a elaboração e produção do vinho. Personagens em trajes típicos de imigrantes entram em tinas enormes, cheias de uvas,  para mostrar como se fazia o vinho antigamente. O público é convidado a colocar os pés nas tinas..

Música, marionete, mágicas e alcachofra
Mas, tem muito mais. Com o tema “Tempos e Ritmos – Hits” que embalaram gerações, a feira
Danças para todos os gostos
leva o público a recordar os clássicos e artistas que foram sucesso nas décadas de 50, 60, 70 e 80. Dos anos dourados até o pop e com as músicas cuja letra quase todos sabem de cor.
Na decoração do ambiente, um aparelho de jukebox, uma guitarra e uma lambreta gigante aparecem no Instagram dos turistas junto aos posters de cantores desta geração.  A cenografia foi criada por meio de uma parceria do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque e a Escola de Samba Santa Quitéria.
Show de marionetes agrada as crianças
E para divertir as crianças, no palco, diariamente, há o Teatro de Marionetes, um espetáculo musical produzido pelo artista Edilson Pollarah, que estudou com dois dos mais conceituados especialistas do mundo: o brasileiro Manoel Kobachuch, e o russo Viktor Antonov. As apresentações começam ao meio-dia.
Para a terceira idade, na sexta-feira, tem o Baile da Saudade e um bingo que premia com produtos típicos expostos no Recanto da Cascata.
Grupo Magia da Dança
Também no palco há apresentações do Grupo Magia da Dança, com 18 bailarinos, da Banda Sinfônica Conselheiro Mayrink, executando músicas que marcaram época, além de e uma atração especial desta última semana da Expo, que agrada a todas as gerações: as mágicas de Osamá Sato, que também é ator e empresário do setor de brinquedos e livros que estimulam a prática da sua atividade.
Alcachofra, a  outra estrela da Expo
A alcachofra é a outra estrela da Expo e seus apreciadores vão se esbaldar com os diferentes pratos feitos com esta iguaria, um dos fortes da gastronomia da cidade. Eles são preparados por um especialista, o chef Osley José . Aos interessados serão ministrados workshops, no sábado, domingo e feriado, para mostrar como selecionar, higienizar e degustar a alcachofra. Os horários são: às  12, 14 e 16.

 Qualidade cada vez mais apurada

No amplo pavilhão do vinho do Recanto da Cascata, cada vinícola ocupa um espaço para exibir novidades de sua produção que é caracterizada pela qualidade da safra cada vez mais apurada e reconhecida no país e até no Exterior, de acordo com a avaliação do respeitado enólogo Fábio Góes.

Na atual edição,  a vinícola Goés  está lançando o vinho Pétalas Cabernet Franc, o mais novo rosé da Casa, feito com uvas 100% produzidas em São Roque. "É um vinho agradável, que combina com o nosso clima quente, e de fácil harmonização com diferentes pratos e que pode ser tomado, por exemplo, à beira de uma piscina ou na praia com um baldinho de gelo”, destaca o enólogo.

Os apreciadores dos espumantes encontrarão na feira alguns dos seus melhores representantes.  A vinícola Bella Quinta,  por exemplo, expõe dois destaques do Guia Adega de Vinhos Brasil, publicação que reúne os melhores vinhos do país: o Brut Gavia e o Gávia Moscatel.

Para o diretor da Bella Quinta, Gustavo Borges,  a Expo São Roque “é uma grande divulgação
Mostrando como era produzido o vinho
democrática do vinho, na qual todos participam. Todo ano, cerca de 50% do público se renova e novas pessoas que vão à festa acabam por conhecer os nossos produtos. Então a festa é boa para o produtor e para o para o consumidor”, enfatiza.

Também é destaque na Expo o vinho Lorena,  variedade de aroma frutados, sabor floral e refrescante, e especialmente desenvolvida, em parceria com a Embrapa, pelas vinícolas da cidade. Originalmente produzida em solo americano, a uva se adaptou muito bem no município e o presidente do SINDUSVINHO,  Fernando Pereira Leite, revela que o projeto da entidade é transformar o Lorena no vinho referência de São Roque.

Sempre é bom conhecer

Depois de provar os vinhos das diferentes marcas expostas,  os visitantes  podem participar de workshops, ministradas pelo enólogo  Fábio Góes todos os dias da feira, menos na sexta, sempre às 15 horas. O especialista, formado em Bento Gonçalves(RS) é responsável pelo controle de qualidade e diretor industrial da Vinícola Góes. É uma boa oportunidade para quem deseja  aprender mais sobre a história da uva, como é produzida, como armazenar e degustar o vinho e saber das curiosidades sobre o universo da enologia.

Ao som de clássicos do passado
A viniviticultura  foi trazida para São Roque por imigrantes portugueses e italianos com seu amplo conhecimento das plantações de uva da Europa e que  estabeleceram moradia no interior de São Paulo. As primeiras vinícolas surgiram no início do século XX e, a partir da década de 30, houve um salto na produção. Isso fez com que muitos agricultores da região se interessassem pela atividade e, atualmente,  São Roque produz cerca de 20 milhões de litros da bebida por ano e é conhecida como a Terra do Vinho.

Estão com estandes montados no pavilhão do Recanto da Cascata as seguintes vinícolas: Bella Aurora, Bella Quinta,  Canguera,  Frank, Góes, Palmeiras, Quinta dos Guimarães, Quinta Jubair, Quinta Moraes, Quinta do Nino, Quinta do Olivardo, Terra do Vinho e XV de Novembro.

Serviço

25ª Expo São Roque – Vinhos e Alcachofras

Data: até  05 de novembro (todas as sextas, sábados e domingo feriados), das 10 às 20h.

Local: Recanto da Cascata - Av. Antônio Maria Picena, 34 - Vila Junqueira, São Roque.

Ingressos: Sextas-feiras, R$ 10,00; sábados, domingos e feriados ( 02/11), R$ 28,00; crianças menores de 8 anos não pagam; adultos acima de 60 anos e estudantes pagam meia entrada, com apresentação de comprovante.

Mais informações: telefone - 11-4712-3231 Site - www.exposaoroque.com.br Facebook - https://www.facebook.com/exposaoroque

Contato para imprensa OS2 Comunicação Jornalista responsável: Thaís da Silveira Atendimento: Camila Pedroso Telefones: (15) 3318-1922 e (15) 99722-5506 e-mail: camila@os2.comunicação.com.br

Todas as fotos que ilustram este post são de Vania Renzo.

Um comentário:

  1. Fico com o vinho. Já estive na cidade uma vez e gostei...principalmente do vinho !. Ótima matéria, como sempre.Um abraço.

    ResponderExcluir